UFPR e Biopark unem forças por ambulatório em Toledo

  • 27/06/2025
UFPR e Biopark unem forças por ambulatório em Toledo
Foto: Fabio Ulsenheimer

Acordo viabiliza estrutura de saúde e ensino na área no parque tecnológico

Toledo, PR – Em um evento de grande relevância para a saúde e educação da região, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Biopark oficializaram um protocolo de intenções nesta sexta-feira, 27 de junho de 2025. A assinatura, que ocorreu no auditório do câmpus local da universidade, formalizou a parceria para a construção do Ambulatório Universitário da UFPR. A nova estrutura será edificada em uma área de 3 mil metros quadrados, doada pelo parque tecnológico e localizada ao lado do câmpus universitário.

O futuro ambulatório, com 700 metros quadrados de área construída, abrigará 13 consultórios, 2 salas de procedimentos e 1 sala de observação. Seu objetivo é oferecer atendimento médico especializado, integrando as vertentes de ensino, pesquisa e serviços de saúde para a comunidade.

A mesa de honra da solenidade contou com a presença de importantes autoridades: o reitor da UFPR, Marcos Sunye, e o presidente do Biopark, Luiz Donaduzzi, que oficializaram a parceria com a assinatura do documento. Estiveram presentes também o prefeito de Toledo, Mario Costenaro, os deputados federais Dilceu Sperafico e Elton Welter, o diretor de Desenvolvimento do Interior da UFPR, Carlos Eduardo Zacarkim, e as diretoras do câmpus da UFPR/Toledo, Ana Paula Carneiro Brandalize e Ana Carla Zarpelon Schutz.

O prefeito de Toledo, Mario Costenaro, destacou a importância do empreendimento: “É uma alegria tratar de algo tão especial, que é uma doação em prol da UFPR e, principalmente, da saúde pública de Toledo. Esse ambulatório vai fortalecer de maneira muito importante a nossa oferta de exames e atendimentos especializados, um setor tão carente em nossa região. Por tudo isso, minha gratidão ao Biopark, à universidade e aos parlamentares que contribuíram para a viabilização da iniciativa.”

Os deputados federais presentes também destacaram a relevância da iniciativa. Elton Welter assegurou: “Toledo é a única cidade do interior do Brasil com três instituições de ensino superior federais. Em relação a este ambulatório, firmo o compromisso de buscar emenda parlamentar para garantir o custeio da nova estrutura.” Dilceu Sperafico reconheceu: “Este ambulatório é fundamental para uma região com 18 municípios, que sofrem com excesso de demanda e falta de estrutura. Temos que reverenciar o casal Luiz e Carmen Donaduzzi, pessoas que fazem a diferença, e parabenizar todos os envolvidos nesta conquista.”

O presidente do Biopark, Luiz Donaduzzi, sublinhou a parceria com a Universidade Federal do Paraná: “Estamos doando este terreno para abrigar não apenas uma, mas até quatro estruturas semelhantes à que será construída inicialmente. Nossa expectativa é que o início das obras do ambulatório comecem assim que a universidade autorizar a execução do projeto. É motivo de orgulho ter no Biopark o câmpus da UFPR, que já formou 200 médicos, muitos atuando em clínicas e hospitais da região.”

Em sua fala, o reitor da UFPR, Marcos Sunye, enfatizou o avanço que a construção do ambulatório representa para o curso de Medicina em Toledo: “A nova estrutura será estratégica para garantir campos de estágio e práticas aos estudantes, suprindo uma lacuna identificada desde a criação do curso. A partir de agora, o esforço institucional será no sentido de garantir o funcionamento pleno da nova unidade. Por isso, temos feito um movimento inédito de buscar emendas parlamentares junto à bancada paranaense no Congresso Nacional.”

Ao final da solenidade, foi descerrada uma placa simbólica que será afixada na pedra fundamental da obra.

Antes da assinatura do protocolo de intenções, representantes da UFPR e da Prefeitura de Toledo se reuniram para alinhar detalhes sobre a construção do Ambulatório de Especialidades e da Maternidade de Risco Habitual, que serão erguidos em uma área pertencente ao município, anexa ao Hospital Regional de Toledo (HRT). Na ocasião, foram discutidas questões burocráticas referentes ao terreno e à gestão do espaço.

A comitiva da administração municipal foi liderada pelo prefeito Mario Costenaro e contou com a presença do procurador-geral do município, João Poletto, e da secretária de Saúde, Adriane Monteiro. A UFPR foi representada pelo reitor Marcos Sunye, pelas diretoras do câmpus local Ana Paula Carneiro Brandalize e Ana Carla Zarpelon Schutz, e pelo diretor de Desenvolvimento do Interior da UFPR, Carlos Eduardo Zacarkim.

Via: Secretaria de Comunicação Social de Toledo

FONTE: https://radiotoledo.com.br/ufpr-e-biopark-unem-forcas-por-ambulatorio-em-toledo/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes