Toledo divulga boletim com os números da dengue e chikungunya
- 04/07/2025

Saúde intensifica ações de combate à dengue e chikungunya diante de um cenário preocupante.
A Secretaria de Saúde de Toledo divulgou nesta sexta-feira (4) o boletim semanal atualizado sobre as arboviroses, revelando um cenário preocupante da dengue no município. Desde o final de dezembro de 2024, foram confirmados 1.158 casos de dengue e lamentavelmente dois óbitos relacionados à doença. Outros 194 casos ainda aguardam resultados laboratoriais, enquanto o total de notificações de casos com sintomas da doença já chega a 5.651 no ano epidemiológico.
As duas mortes confirmadas reforçam o alerta das autoridades de saúde. A primeira vítima foi um homem de 75 anos, com comorbidades, que faleceu em 3 de abril. O segundo óbito registrado foi de um paciente de 83 anos, também com comorbidades, que veio a óbito em 16 de maio. Ambos estavam internados na rede suplementar.
Além da dengue, o boletim acende o sinal de alerta para a febre chikungunya. Até o momento, Toledo contabiliza 13 casos confirmados da doença, com 32 notificações registradas desde o início do ano epidemiológico.
Apesar da queda nas temperaturas, Junior Palma, diretor de Vigilância em Saúde da SMS, enfatiza a importância da continuidade dos cuidados básicos nos domicílios para conter a proliferação do Aedes aegypti. “A maioria dos focos são vasos de planta e tonéis. Também pedimos o apoio dos moradores para que tire um tempo aí duas vezes por semana para olhar o seu quintal, até mesmo dentro de suas casas”, recomenda Palma.
A SMS reforça que as ações de combate ao mosquito transmissor seguem intensificadas e apela para a colaboração da população na ampliação da eficácia das visitas domiciliares realizadas pelos agentes de combate a endemias (ACEs). A pasta destaca a importância de permitir a entrada desses profissionais nas residências, já que, infelizmente, ainda há resistência por parte de alguns moradores, mesmo com a capacitação e preparo técnico dos agentes para identificar riscos e orientar sobre as medidas de prevenção.
Via: Secretaria de Comunicação Social de Toledo
FONTE: https://radiotoledo.com.br/toledo-divulga-boletim-com-os-numeros-da-dengue-e-chikungunya/