Professor de Toledo fatura R$ 100 mil no Nota Paraná
- 17/09/2025

Docente da Unioeste, Arlindo Correia, leciona em Marechal Cândido Rondon e foi o primeiro morador de Toledo a ser contemplado com o valor máximo do programa; ele planeja quitar sua casa e ajudar a irmã.
Um evento na prefeitura de Toledo nesta quarta-feira (17) celebrou a conquista do professor universitário Arlindo Correia, do curso de Agronomia da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). Ele recebeu um cheque simbólico de R$ 100 mil, o prêmio principal do sorteio número 235 do programa Nota Paraná. O sorteio aconteceu no dia 9 de setembro, e essa foi a primeira vez que um morador de Toledo foi contemplado com o valor mais alto.
Arlindo, que leciona no campus de Marechal Cândido Rondon, já tem planos para o prêmio. Ele pretende quitar o financiamento de sua casa e ajudar a irmã, que estuda Medicina. O professor soube da conquista após a Secretaria da Fazenda entrar em contato, e conta que a notícia não foi uma surpresa completa, já que ele viu na internet que um morador de Toledo havia ganhado e notou várias coincidências com sua própria vida. “Se eu não tivesse visto a notícia, teria pensado que fosse um trote e desligaria”, relata.
O evento de entrega destacou a importância social do programa do Governo do Estado, que está completando 10 anos. O Nota Paraná incentiva a emissão de notas fiscais para combater a sonegação de impostos.
O prefeito de Toledo, Mario Costenaro, comentou sobre a relevância do programa e anunciou o projeto de lei “Nota Toledo”, inspirado na iniciativa estadual. O objetivo é fortalecer a educação fiscal e a distribuição de riquezas no município, focando no setor de serviços. O vice-prefeito, Lucio de Marchi, reforçou a importância de pedir o CPF na nota para acessar os benefícios.
A proposta de criação do “Nota Toledo” já tramita na Câmara de Vereadores. O presidente da casa, Gabriel Baierle, acredita que o projeto será aprovado para ampliar os repasses às entidades sociais. O secretário da Fazenda, Balnei Rotta, explicou que o programa municipal ainda está em fase de estudo para definir a dinâmica e as premiações para consumidores e prestadores de serviços.
Diversas autoridades e representantes de entidades beneficiadas pelo programa estiveram presentes. Entre eles, o presidente do Centro Beneficente de Educação Infantil Ledi Maas Lions, Claudio Pereira, a diretora da Escola Aldeia Infantil Betesda, Hyorrana Lopes, e a secretária de Assistência Social, Simone Ferrari. Eles ressaltaram que o prêmio a um morador de Toledo fortalece a percepção pública sobre a importância da nota fiscal para a arrecadação e o repasse a instituições beneficentes.
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), responsável pelo Nota Paraná, foi representada pela coordenadora do programa, Marta Gambini; o delegado da Receita Estadual em Cascavel, James Andrade Vanin; a tutora da Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf), Rosa Fátima dos Santos; e a coordenadora de Educação Fiscal, Luciane Lejambre.
Marta Gambini afirmou que a visita a Toledo teve o objetivo de motivar os moradores a participarem e a entenderem a transparência dos sorteios. Ela se mostrou feliz com a iniciativa do município em criar o “Nota Toledo”. Rosa Fátima dos Santos e James Andrade Vanin destacaram o programa como uma ferramenta importante para a educação fiscal e o aumento da arrecadação, beneficiando o governo, os cidadãos e as entidades.
O evento contou ainda com a presença do chefe de Gabinete, Reinaldo Sales, e dos secretários municipais Eliane Bombardelli (Mulher), Marcelo Marques (Administração) e Marcio Pimentel (Comunicação).
Via: Secom Toledo
FONTE: https://radiotoledo.com.br/professor-de-toledo-fatura-r-100-mil-no-nota-parana/