Meio Ambiente divulga novas normas para lixo de construção e volumosos em Toledo

  • 05/06/2025
Foto: Edecir Queiroz

Suspensão temporária na coleta de RCC para pequenos geradores e novas orientações para descarte de móveis usados são divulgadas pela Secretaria do Meio Ambiente.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) de Toledo divulgou, nesta semana, importantes informações sobre o sistema de recebimento de resíduos de construção civil (RCC) e resíduos volumosos, como sofás e outros móveis. As alterações ocorrem devido ao encerramento do contrato entre a Prefeitura de Toledo e a empresa anteriormente responsável por esses serviços.

Coleta de Resíduos de Construção Civil (RCC) está suspensa para pequenos geradores

O Município de Toledo não está mais realizando o recebimento de RCC, serviço que foi temporariamente suspenso. Até o mês de maio, a empresa contratada disponibilizava caçambas para que a comunidade depositasse os resíduos de construção, sendo o transporte de responsabilidade do gerador. A única opção de entrega era no ecoponto do Santa Clara, mediante protocolo e agendamento prévio, e a empresa ficava encarregada do recolhimento e destinação adequada.

De acordo com a Lei Municipal 2.105/2012, o serviço municipal é destinado apenas a pequenos geradores, ou seja, aqueles que produzem até 2m³ por ano por inscrição municipal. Os demais geradores devem providenciar a destinação dos resíduos de forma particular, buscando empresas especializadas e licenciadas pelo Instituto Água e Terra (IAT).

A diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental da SMMA, Liliane Dória, explicou a situação: “Uma alternativa que a população pode adotar de forma paliativa é armazenar esses resíduos em sacos de ráfia dentro de suas propriedades até normalizar o recolhimento, mas o correto seria contratar uma empresa para a destinação adequada. A medida é temporária, mas se faz necessária enquanto o serviço estiver suspenso”, pontua Liliane. Ela acrescentou que o processo de licitação para a contratação de uma nova empresa já está em andamento.

Novas regras para descarte de resíduos volumosos

Em relação aos resíduos volumosos, como sofás e outros móveis usados, a SMMA orienta que, após solicitar o serviço de recolhimento (via protocolo ou telefone), o cidadão deve aguardar o contato do município para agendar o dia e confirmar a coleta. Somente após essa confirmação, que geralmente ocorre para o dia seguinte, o material deve ser disponibilizado na calçada em frente à residência.

Liliane Dória, diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental, alerta para a importância de seguir essa orientação: “Se o morador colocar o material na calçada logo que faz o pedido ele pode ficar muitos dias lá e acabar tendo problemas com a Vigilância Sanitária”, explica.

A técnica da Secretaria do Meio Ambiente, Luciana Azevedo, observou que a expectativa inicial para a coleta de volumosos era de um volume maior de resíduos. “Poucas pessoas têm o hábito de se programar e fazer o protocolo com antecedência. Normalmente nos procuravam quando já estavam com os resíduos para descarte. Os trâmites normais podem chegar a três dias para liberação”, comenta Luciana. Ela também informa que, devido a verificações de débitos municipais do cidadão e do imóvel exigidas pelo Código Tributário, a autorização para o recebimento dos resíduos pode demorar até a situação ser regularizada.

Via Secretaria de Comunicação Social de Toledo

FONTE: https://radiotoledo.com.br/meio-ambiente-divulga-novas-normas-para-lixo-de-construcao-e-volumosos-em-toledo/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes