Toledo: Vereadores Dudu e Bozó são afastados pela justiça
- 05/08/2025

Vereadores são investigados por suposto pedido de propina de R$ 300 mil
Dois vereadores de Toledo, foram afastados dos cargos após uma decisão judicial a pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR). Os parlamentares, identificados como Dudu Barbosa (MDB) e Valdomiro Bozó (PL), são alvos de uma investigação por corrupção passiva. Eles são suspeitos de ter solicitado uma propina de R$ 300 mil a uma empresa de energia em troca da aprovação de um projeto de lei.
O inquérito, conduzido pela 4ª Promotoria de Justiça de Toledo, aponta que o pedido ilícito teria ocorrido em outubro de 2024. A empresa em questão negociava com o município a instalação de uma Central de Geração Hidrelétrica (CGH) no Rio São Francisco, e o projeto de lei visava a regularização da área para a passagem de tubulações.
A decisão judicial, emitida pela 1ª Vara Criminal de Toledo, determina o afastamento dos vereadores por 180 dias. O processo corre em segredo de justiça e a denúncia contra Dudu Barbosa e Valdomiro Bozó já foi aceita.
Em nota oficial, a Câmara Municipal de Toledo confirmou que recebeu a determinação judicial e cumpriu a ordem, ressaltando seu compromisso com a transparência e a legalidade. A nota afirma que a instituição tomou as providências necessárias para cumprir a decisão, reforçando que atua em conformidade com a lei e o interesse público.
Até o momento, a defesa dos vereadores Dudu Barbosa e Valdomiro Bozó não se manifestou sobre as acusações.
Com informações do MPPR
FONTE: https://radiotoledo.com.br/toledo-vereadores-dudu-e-bozo-sao-afastados-pela-justica/