Toledo debate enfrentamento ao tráfico de pessoas

  • 30/07/2025
Foto: Wanderson Schumacher

Evento da Embaixada Solidária reúne especialistas e autoridades para conscientização e enfrentamento

Toledo sediou, nesta quarta-feira, 30 de julho de 2025, o IV Seminário Internacional de Combate ao Tráfico de Pessoas. Realizado no auditório Moacir Galante, anexo ao Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen), o evento foi promovido pela Embaixada Solidária, em parceria com a Cáritas Diocesana, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família (SDHS), da Prefeitura de Toledo, e patrocínio da empresa Fiasul.

A programação incluiu apresentações culturais da cantora haitiana Ruth Nicolas e das dançarinas Iscardely Nicolas e sua filha Emily, representando a cultura haitiana. Também houve palestras, grupos de trabalho e rodas de discussão, visando conscientizar a população e fortalecer o enfrentamento ao tráfico humano.

Entre os palestrantes, o promotor de Justiça Dr. José Roberto Moreira abordou o papel do Ministério Público no combate ao tráfico de pessoas; o procurador do Trabalho Renato Dal Ross discutiu o trabalho análogo ao de escravo; o delegado da Polícia Civil do Paraná, Fábio Chrystopher Freire Quirino, falou sobre segurança pública relacionada ao tema; Ana Paula Patruni apresentou a palestra “Tráfico de pessoas no contexto da exploração econômica neocolonial”; a pesquisadora Rosane Amadori; e o policial rodoviário federal Alister José da Silva compartilharam experiências de enfrentamento ao tráfico humano e a crises humanitárias pela PRF.

“Nós somos todos iguais na nossa condição humana. Nós vivemos no planeta Terra, que é a nossa rua. Nós bebemos do mesmo copo que é aquilo que ela nos oferece”, comentou o prefeito Mario Costenaro, que continuou: “De repente a gente chega numa manhã tratando sobre algo que, para nós, é inimaginável. É triste estarmos debatendo algo que pode parecer tão longe, mas está aqui, correndo à nossa frente, batendo à porta das nossas casas”, destacou.

Costenaro valorizou o trabalho conjunto das instituições no combate ao tráfico humano e ressaltou a atuação do Comitê de Combate ao Tráfico Humano, ativo desde 2023. “Mas nós estamos no sentido de buscar, cada vez mais, fortalecê-lo, integrando mais as instituições e as lideranças na causa”, enfatizou.

A secretária da SDHS, Sheila Delava, reforçou que Toledo possui um comitê de Enfrentamento ao Tráfico Humano e convidou a população a se unir à causa. “Quem puder fazer parte dessa luta conosco será importante, porque os sintomas desse crime são invisíveis, e que muitas vezes ele está próximo de nós, na família, na sociedade e não conseguimos identificar”, ressaltou.

A presidente da Embaixada Solidária, Edna Nunes, destacou que o tráfico de pessoas ainda é tratado como ficção por muitos, mas representa uma ameaça concreta em todo o país. “A maioria das vítimas busca oportunidades melhores, e infelizmente acaba sendo interceptada pelo crime organizado”, afirmou. Ela enfatizou a importância de capacitar a rede local de proteção e envolver a sociedade civil, o poder público e as forças de segurança. “Só venceremos se a sociedade estiver mais articulada que o crime. Já recebemos denúncias encaminhadas à Polícia Federal. Precisamos estar preparados para agir antes que o criminoso encontre essa pessoa vulnerável”, completou.

Via: Secretaria de Comunicação Social de Toledo

FONTE: https://radiotoledo.com.br/toledo-debate-enfrentamento-ao-trafico-de-pessoas/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes