Site é notificado por notícias inverídicas sobre Ministério da Cultura

  • 13/11/2024
Site é notificado por notícias inverídicas sobre Ministério da Cultura
Agência Gov | Via AGU

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou o site www.farofafa.com.br por ter publicado notícias inverídicas ou incompletas relacionadas à atuação do Ministério da Cultura. De acordo com a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), o site veiculou informações imprecisas e que necessitam de correção para garantia da integridade da informação.

A PNDD requereu que sejam publicadas correções na notícia “Governo encerra contrato com Conselho Técnica da Cinemateca Brasileira”. Segundo a procuradoria, a informação sobre a mudança na gestão da Cinemateca Brasileira é inverídica. “A Cinemateca continua operando sob o modelo atual, comprometida com a preservação e difusão do patrimônio audiovisual brasileiro, e com a participação ativa da sociedade civil”, informa a notificação.

Outras notícias nas quais foi solicitado direito de resposta são: “MinC cogita fechar Centro Técnico Audiovisual por 4 meses e assusta o setor” e “Crise do audiovisual leva setor a reunião emergencial com o governo”. A PNDD esclareceu que, apesar dos recentes questionamentos, o Ministério assegura que os recursos necessários para manter as atividades do CTAV foram garantidos até o final de 2024, “e não haverá demissões nem fechamento da instituição”.

Quanto à notícia “MinC cria comitê para controlar funcionamento do CTAv”, o site foi notificado a esclarecer que o comitê nada tem a ver com a gestão das operações do CTA. “A Portaria nº 156/2024 é clara em dizer que a finalidade do Comitê é “assessorar o Centro Técnico Audiovisual (CTAv) na elaboração de sua Política de Acervo”, informou a notificação.  Com base em informações do Ministério da Cultura, a PNDD informou ao site que “o CTAv ouvirá especialistas na área para aprimorar sua política de gestão de seu acervo, motivação diferente da aventada pela matéria, que seria o controle da gestão do CTAv”.

Outra notícia a ser elucidada, de acordo com a notificação é “Gratificação do CTAv prevê 200 conteúdos audiovisuais disponíveis para pesquisa, mas com centro fechado será difícil”. Segundo o MinC, “mesmo durante as obras de reforma, não houve interrupção do atendimento àqueles com interesse em ter acesso ao acervo do CTAv”.

Segundo a procuradora Nacional da União de Defesa da Democracia, Karina Nathércia Lopes, “a proteção e a promoção da integridade da informação exigem que o ambiente digital ofereça informação confiável, consistente, clara e precisa. “É imprescindível o enfrentamento à desinformação e prejudicial às políticas públicas do Ministério da Cultura, tão importantes para toda a sociedade brasileira”, ressalta.

Direito de resposta

A notificação ao site se baseia na Lei nº 13.188/15, segundo a qual “ao ofendido em matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículo de comunicação social é assegurado o direito de resposta ou retificação, gratuito e proporcional ao agravo”.

A PNDD lembrou que, direito de resposta deve seguir parâmetros quanto à forma e à duração, também conforme prevê a legislação. Assim, a resposta deve ser publicada no mesmo espaço, dia de semana e horário da divulgação da notícia. As respostas às publicações deverão ser publicadas no prazo máximo de sete dias.

Agência Gov

FONTE: https://radiotoledo.com.br/site-e-notificado-por-noticias-inveridicas-sobre-ministerio-da-cultura/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes