Saúde debate aumento da mortalidade materno-infantil em Toledo

  • 14/08/2025
Foto: Secom Toledo

Secretaria da Saúde de Toledo se reúne com diversos setores para buscar soluções e identificar falhas em protocolos de atendimento.

A Secretaria da Saúde de Toledo realizou uma reunião com representantes de diversos segmentos da área da saúde do município para debater o aumento da mortalidade materno-infantil. O encontro ocorreu nesta terça-feira (12) na Associação Médica de Toledo, com o objetivo de identificar os fatores que contribuíram para o aumento e definir medidas para reverter o quadro.

Participaram da reunião a secretária da Saúde, Adriane Monteiro; a diretora da Atenção Primária em Saúde, Karla Roman; a gerente do Ambulatório Materno Infantil (AMI) e presidente do Comitê de Mobilização para Redução da Mortalidade Materno-Infantil, Márcia Mallmann Baptista; o diretor de Vigilância em Saúde, Junior Palma; além de médicos, representantes de hospitais de Toledo, da 20ª Regional de Saúde e do Ministério Público.

A secretária Adriane Monteiro destacou a importância da integração entre as redes pública e privada. “Essa foi uma primeira discussão com objetivo de diminuir os índices de mortalidade materno-infantil. Identificamos alguns problemas tanto no público quanto no privado, que precisam ser resolvidos. Foi um primeiro passo para começarmos a construir grupos para melhorias dos fluxos de serviços prestados aos pacientes”, explicou.

A gerente do AMI, Márcia Baptista, alertou para os números preocupantes, revelando que os óbitos fetais nos primeiros sete meses de 2025 já superaram o total de 2024. “Até julho já tivemos 15 óbitos fetais, enquanto no ano passado foram 14. Tem algumas falhas nos processos dos acompanhamentos. A gente levantou algumas questões em relação a resultados de exames, tanto laboratoriais quanto de imagem, além de acompanhamento de protocolos”, avaliou.

Márcia Baptista ressaltou que o próximo passo é melhorar os protocolos existentes e garantir que sejam seguidos também pela rede privada. “Vamos também divulgar os protocolos já existentes no município, e que esses protocolos possam também serem seguidos pela rede privada”, disse. Ela acrescentou que a Regional de Saúde se dispôs a oferecer treinamentos para a rede privada e concluiu: “A Secretaria da Saúde vai, através desses protocolos, buscar a diminuição da mortalidade materno-infantil”.

Via: Secretaria de Comunicação Social de Toledo

FONTE: https://radiotoledo.com.br/saude-debate-aumento-da-mortalidade-materno-infantil-em-toledo/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes