Prazo para empresas publicarem relatório de transparência salarial é 30 de setembro

  • 25/09/2025
Prazo para empresas publicarem relatório salarial
Os dados gerais da 4ª edição do relatório, serão divulgados com base nas informações fornecidas pelas empresas e nos dados referentes ao período de julho de 2024 a junho de 2025

Ministério do Trabalho e Emprego disponibiliza documento com dados de 54 mil empresas

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), órgão promotor da ação, anunciou que as empresas com 100 ou mais funcionários devem publicar o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios até o dia 30 de setembro. O documento, que já está disponível para mais de 54 mil empresas no portal Emprega Brasil, é uma exigência da Lei de Igualdade Salarial. A ação visa garantir que os dados sobre remuneração fiquem acessíveis a trabalhadores e ao público geral, em local de fácil acesso, como sites e redes sociais.

MTE fiscaliza o cumprimento da lei

Paula Montagner, subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho do MTE, destacou a novidade deste ano. “Este ano, temos a novidade de solicitar que as empresas indiquem o endereço eletrônico em que o relatório estará publicado no site do Emprega Brasil. Isso facilita a verificação da publicação”, afirmou Paula.

O MTE e o Ministério das Mulheres divulgarão os dados gerais da 4ª edição do relatório, com base nas informações fornecidas pelas empresas e nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). A expectativa é que a desigualdade salarial entre mulheres e homens ainda não tenha sido reduzida nesta edição.

A fiscalização tem sido rigorosa. Nos últimos meses, 217 empresas foram inspecionadas pelo MTE, e 90 delas foram multadas por não cumprirem a exigência de publicação. Em setembro, a ação de fiscalização se intensificará, com fiscais do MTE programados para inspecionar 810 empresas. O descumprimento pode gerar uma multa de até 3% da folha de pagamento, com limite de 100 salários mínimos.

A Lei nº 14.611, sancionada em 3 de julho de 2023, estabelece que empresas com mais de 100 empregados devem adotar medidas para assegurar a igualdade salarial, incluindo transparência nos critérios remuneratórios e canais de denúncia para práticas discriminatórias.

Fonte/Créditos: Agência Gov

FONTE: https://radiotoledo.com.br/prazo-para-empresas-publicarem-relatorio-de-transparencia-salarial-e-30-de-setembro/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes