Mutirão da Saúde em Toledo atende filas e alerta sobre faltas
- 30/07/2025

Secretária Adriane Monteiro aponta impacto de ausências na redução das filas de especialidades
A Secretaria Municipal de Saúde de Toledo tem intensificado suas ações para reduzir as filas de espera por consultas em especialidades. Em junho, a Prefeitura de Toledo promoveu o primeiro mutirão de ortopedia, que disponibilizou 315 vagas, resultando em 207 atendimentos. Contudo, 108 pacientes faltaram. Em julho, foi a vez da oftalmologia, com dois mutirões que somaram 600 agendamentos, dos quais 404 foram atendidos e 196 pacientes não compareceram.
“Estamos realizando mutirão na ortopedia e na oftalmologia com prestadores de serviço do Ciscopar [Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná]. O objetivo é reduzir a fila em várias especialidades. Nossa ideia é ampliar isso para outras especialidades”, detalhou a secretária da Saúde, Adriane Monteiro. Ela acrescentou que, “no momento nós estamos concentrando nessas duas especialidades que são as que têm o maior número de pacientes aguardando na fila”.
Apesar dos esforços, a alta taxa de faltas tem sido um desafio. “Fazemos todo esse mutirão, comunicamos os pacientes, agendamos com eles e eles não comparecem. E isso impacta que ele vai ter que voltar novamente para o serviço, ou seja, voltar para a fila”, lamentou a secretária Adriane Monteiro.
Adriane Monteiro ressaltou que o paciente que falta precisa recomeçar todo o processo, procurando novamente a Unidade Básica de Saúde. “Além disso, existe a oportunidade de uma pessoa que de repente precisa, não ser atendida porque aquelas vagas que estão ali, o paciente está sendo atendido naquele momento, então, aqueles faltantes deixam os outros que não poderiam estar ali ocupando essa vaga oferecida através dos mutirões”.
Via: Secretaria de Comunicação Social de Toledo
FONTE: https://radiotoledo.com.br/mutirao-da-saude-em-toledo-atende-filas-e-alerta-sobre-faltas/