Ministro Costa Silva garante verba para aeroporto de Toledo
- 07/08/2025

Prefeito Mario Costenaro consegue apoio de três deputados para melhorias no Aeroporto Luiz Dalcanale Filho.
TOLEDO – Os recursos para a instalação do PAPI, um sistema que auxilia nas operações de pousos e decolagens, no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho estão garantidos. A confirmação veio na quarta-feira (6) durante uma audiência em Brasília, onde o prefeito de Toledo, Mario César Costenaro, se reuniu com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Além do prefeito, a comitiva de Toledo contou com os secretários Thiago D’Arisbo (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Márcio Pimentel (Comunicação). O encontro no Ministério de Portos e Aeroportos foi marcado pela união de três deputados federais – Dilceu Sperafico, Elton Welter e Sérgio Souza – que apoiaram a iniciativa da nova gestão municipal para a melhoria da estrutura do aeroporto.
Os parlamentares colocaram seus gabinetes à disposição de Costenaro e garantiram apoio à demanda, inclusive com uma emenda conjunta para a elaboração de um projeto de melhoria e ampliação do aeroporto, conforme sugestão do próprio ministro.
Recursos e PAPI garantidos
A principal preocupação da comitiva era com a possível interrupção no projeto de implantação do PAPI, considerado fundamental para a retomada dos voos comerciais regulares. O ministro Costa Filho tranquilizou o grupo: “Sabemos da importância de Toledo no cenário regional e estadual e este recurso está garantido”. Ele acrescentou que a equipe técnica do Ministério está auxiliando o município a finalizar os projetos necessários para a implementação do sistema.
Aeroporto alternado e futuro
Os deputados ressaltaram a importância da retomada dos voos regulares para que Toledo possa funcionar como aeroporto alternado para Cascavel. O deputado Sérgio Souza comentou que é preciso “pensar em Toledo de uma forma mais ampla e de olho no futuro”. Ele e os outros parlamentares lembraram as dificuldades de pousos e decolagens em Cascavel devido à posição da pista e às condições climáticas.
O deputado Dilceu Sperafico também mencionou a necessidade futura de “uma alternativa de uma pista de carga para auxiliar no escoamento da produção agropecuária de toda a região, em especial a psicultura que vem aumentando a produção e a exportação”.
Agenda positiva e projetos futuros
Para o prefeito Mario Costenaro, a agenda em Brasília foi “muito positiva” e garante “a confirmação do convênio com o PAPI e outros investimentos para reforçar a estrutura do nosso aeroporto municipal”. Ele ressaltou o trabalho em duas frentes: “Primeiro, fortalecer a estrutura existente do nosso aeroporto e depois, pensando a médio e longo prazo, fortalecê-lo, incrementá-lo, deixar o aeroporto melhor preparado para que a gente garanta um fator de competitividade maior ao desenvolvimento do nosso município e nosso território”.
Costenaro ainda adiantou a possibilidade de projetos para 2026, com foco na adaptação da infraestrutura e estudos para a viabilidade de um “centro de formação em pilotos e mecânica para aeronaves”. O objetivo, segundo ele, é “operar com aeronaves maiores e assim estabelecer condições de melhor viabilidade para o nosso aeroporto municipal”.
O secretário Thiago D’Arisbo explicou que o recurso para o PAPI havia expirado em dezembro de 2024. “Felizmente, o Ministério de Portos e Aeroportos foi muito solícito, atendeu ao nosso compromisso de resgatar os projetos, atualizar conforme as suas exigências e nos permitir um novo prazo garantindo esse recurso”. Ele finalizou a fala dizendo que o compromisso do ministro representa uma atratividade muito maior para o aeroporto, pois o PAPI é um “equipamento que permite uma aproximação para uso mais segura através de uma sinalização luminosa”.



Via: Secretaria de Comunicação Social de Toledo
FONTE: https://radiotoledo.com.br/ministro-costa-silva-garante-verba-para-aeroporto-de-toledo/