Inovação e Sustentabilidade na Gestão de Águas: Encontro em Toledo supera expectativas
- 25/09/2025

Encontro “Inovação e Sustentabilidade na Gestão de Águas Industriais” supera expectativas no Biopark com novas tecnologias.
O Encontro “Inovação e Sustentabilidade na Gestão de Águas Industriais”, realizado nesta terça-feira no Biopark, superou as expectativas de público. Cerca de 100 pessoas, entre gestores, empresários e autoridades, participaram do evento que trouxe executivos da empresa norte-americana ChartWater. A ação, articulada pelo Consulado-Geral dos Estados Unidos e com o apoio do Biopark e da Prefeitura de Toledo, apresentou as mais avançadas tecnologias no tratamento de água e efluentes industriais, sem a utilização de produtos químicos.
Autoridades e especialistas destacam a relevância do Encontro
Luiz Carlos Bombardelli, secretário de Agricultura e Proteína Animal de Toledo, ressaltou a importância do evento para a região. “Temos que reconhecer a importância desse evento, que nos trouxe perspectivas inovadoras para a melhoria da qualidade da água de rios e o tratamento de efluentes industriais. É uma honra para nós sediarmos esse encontro. Toledo e o Oeste do Paraná estão cheios de cooperativas e frigoríficos que precisam dessas soluções. Água é um bem escasso no mundo inteiro, isso só agregou a relevância dessa discussão para além das fronteiras de nosso estado”, pontuou Bombardelli.
Bombardelli também destacou a colaboração do Consulado dos Estados Unidos, representada pelo especialista comercial para o Meio Ambiente, Thales Demarchi. “Por meio do Consulado, tivemos acesso a soluções de empresas americanas, que já testaram de forma eficiente no seu país de origem e agora trouxeram essa tecnologia para a região, tendo como exemplo a oxigenação do Rio Pinheiros, em São Paulo, provando que é uma alternativa que funciona”, acrescentou.
A diretora técnica da ChartWater no Brasil, Paula Vilela, comemorou o sucesso do evento. “Ficamos surpresos com a forte presença da comunidade técnico-científica e também com a relevância dos debates e questionamentos, além da excelente estrutura e dos recursos disponibilizados pelo Biopark. Foi sensacional!”, avaliou Paula. A pesquisadora explicou a tecnologia apresentada, que já é consolidada no exterior: “Apresentamos hoje aqui soluções inovadoras no Brasil, mas já consolidadas no exterior, que trazem benefícios ao tratamento dos esgotos domésticos e efluentes industriais, contribuindo também para a melhoria da qualidade da água de corpos hídricos, com um forte viés de sustentabilidade. Sem utilização de químicos e sem geração de resíduos. Quando finalizamos o projeto em operações temporárias e retiramos o nosso equipamento, não deixamos nenhum passivo ambiental. Parece algo impossível nesse segmento de tratamento de água e efluentes, mas essa foi justamente a solução que apresentamos”.
O Encontro atraiu comitivas de diversas instituições e cidades, como engenheiros da Sanepar, representantes do Ministério Público e do Instituto Água e Terra (IAT). Gestores de Cascavel, Matelândia, Santa Terezinha do Itaipu, Medianeira, Itaipulândia, Palotina, Assis Chateaubriand e Marechal Cândido Rondon também estiveram presentes.
Além de Paula Vilela e Thales Demarchi, o evento contou com apresentações de Tiago Mendes, diretor de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Biopark; Eric Rodrigues, engenheiro da ChartWater Brasil; e Tyler Elm, Global Solution Manager da SDOX Technology.





Via: Secom Toledo