Iniciada em Toledo pesquisa estadual sobre segurança e vitimização

  • 28/07/2025
Iniciada em Toledo pesquisa estadual sobre segurança e vitimização
Foto: Secom Toledo

Estudo da Sesp busca a percepção da população até dezembro

A cidade de Toledo, no oeste do Paraná, é um dos 87 municípios paranaenses selecionados para a “Pesquisa de Vitimização do Estado do Paraná”. A iniciativa do Governo do Estado, que visa aprofundar o mapeamento da percepção popular sobre a segurança pública, teve início na última sexta-feira (25) e se estenderá até dezembro. A coleta de dados está sendo realizada por entrevistadores da empresa Qualitest, contratada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

O principal objetivo do estudo é coletar informações detalhadas sobre a incidência de crimes, a percepção de risco e as experiências de vitimização, entre outros dados relevantes para a segurança, por meio de entrevistas diretas com a população. Os questionários serão aplicados presencialmente em residências sorteadas aleatoriamente, garantindo o sigilo absoluto dos participantes, sem qualquer identificação pessoal vinculada às respostas.

Coordenação técnica e identificação dos pesquisadores

A pesquisa conta com a coordenação técnica do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (Crisp/UFMG). Em Toledo, as entrevistas serão conduzidas por três profissionais da Qualitest – Joelson, Matheus e Rosi – que utilizarão um veículo Fiat Cronos prata, placa TDL5F76. Os entrevistadores estarão devidamente uniformizados, portando crachá com foto e uma carta de apresentação oficial para identificação.

Importância para políticas públicas e participação da comunidade

Considerado estratégico para a formulação e avaliação de políticas públicas de segurança, o estudo, conforme ofício da Sesp assinado pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, permitirá ao Governo do Paraná compreender “de forma confiável” a realidade da segurança e criminalidade nas diversas regiões do estado.

O delegado da 20ª Subdivisão Policial de Toledo, Alexandre Macorin, enfatiza a importância da colaboração da comunidade, especialmente com o início das entrevistas na área rural do município na próxima semana. “Os entrevistadores farão perguntas relacionadas à percepção da população sobre a segurança pública e os serviços prestados pelas forças de segurança. Se você for procurado na sua residência para responder a perguntas sobre segurança, os pesquisadores deverão estar devidamente identificados, tanto com o uniforme como com o crachá“, orienta Macorin.

Canais de contato para dúvidas e confirmação

Para confirmar a autenticidade da pesquisa ou esclarecer dúvidas, os cidadãos podem ligar para a Polícia Militar (190) e para a Guarda Municipal (153). Além disso, é possível contatar a Qualitest pelos telefones (27) 3029-7550 e (27) 99798-6296 ou pelos e-mails qualistestct@qualitestct.com.br e alan.sousa@qualitestect.com.br. A equipe técnica do Crisp/UFMG também está disponível pelos números (31) 3499-6310, (31) 98521-0962 (Rodrigo) e (31) 98651-4780 (Matheus), ou pelo e-mail crisp@crisp.ufmg.br.

A Secretaria da Segurança Pública disponibiliza ainda os contatos do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) para orientações adicionais: (41) 3313-1970, (41) 3313-1973 e cape@sesp.pr.gov.br. Mais informações estão disponíveis no site oficial: https://www.seguranca.pr.gov.br/Pesquisa-de-vitimizacao-pr-2025.

Via: Secretaria de Comunicação Social de Toledo

FONTE: https://radiotoledo.com.br/iniciada-em-toledo-pesquisa-estadual-sobre-seguranca-e-vitimizacao/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes