Ecoponto Santa Clara volta a receber lixo após incêndio no aterro
- 09/08/2025

Ecoponto Santa Clara IV volta a ser o destino para resíduos após determinação do IAT.
Toledo 09/08/25 – Após um incêndio no aterro sanitário, o Instituto Água e Terra (IAT) proibiu o descarte de resíduos volumosos no local. Em resposta, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente informou que o Ecoponto Santa Clara IV voltará a receber esse tipo de material. A medida foi necessária após o incêndio, que durou 15 dias, inviabilizando o setor de volumosos do aterro para pequenos e grandes geradores.
A secretária de Meio Ambiente, Luciana Alves Fogaça, explicou que o ecoponto retomará as atividades de forma gradual, com capacidade limitada. “Fizemos um contrato emergencial, e neste contrato temos então uma empresa terceirizada que nos fornece duas caçambas diárias, são nessas caçambas que nós iremos então depositar os volumosos”, afirmou Luciana Alves Fogaça.
A secretária também destacou as restrições de recebimento no ecoponto. “É importante salientar que o fluxo de recebimento aqui não vai ser igual ao do aterro sanitário. Lá havia um espaço bastante grande, porém, aqui no ecoponto nós teremos uma certa restrição da quantidade que iremos receber diariamente. Então, o que eu peço para a população, é que ao chegar no ecoponto, se caso às caçambas estiverem preenchidas, vai ter que retornar no próximo dia”, alertou.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente reforça que o descarte irregular de resíduos volumosos em calçadas ou vias públicas é crime e pode ser denunciado pelo telefone 156.




Via: Secretaria de Comunicação Social de Toledo
FONTE: https://radiotoledo.com.br/ecoponto-santa-clara-volta-a-receber-lixo-apos-incendio-no-aterro/