Blitz educativa reforça prevenção ao suicídio e violência contra a mulher em Toledo

  • 29/09/2025
Blitz educativa Toledo: prevenção de suicídio e violência
Foto: Wanderson Schumacher

Ação conjunta entre Secretarias da Saúde e da Mulher, Guarda Municipal e Polícia Militar, ocorreu na Avenida Maripá e abordou temas de saúde mental e combate à violência doméstica

A Secretaria da Saúde de Toledo (SMS), em parceria com a Secretaria da Mulher, a Guarda Municipal e a Polícia Militar, promoveu uma blitz educativa na manhã do último sábado, 27 de setembro de 2025. A ação realizada na Avenida Maripá, no Jardim Europa, faz parte da campanha Setembro Amarelo, focada na prevenção ao suicídio, e incluiu a conscientização sobre a violência contra a mulher.

Durante a ação, motoristas e pedestres receberam informações e orientações sobre saúde mental. A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Santa Clara IV participou oferecendo serviços gratuitos de aferição de pressão arterial e glicemia.

Além do foco em saúde mental, a blitz abordou a importância do combate à violência doméstica. Foram distribuídos materiais informativos sobre os tipos de violência, os direitos das mulheres e os canais de atendimento disponíveis para denúncia e acolhimento.

A diretora de Atenção Primária à Saúde, Karla Roman, ressaltou o caráter integrado da ação. “A importância dessa ação está em divulgar informações e orientar a população, promovendo a prevenção em diferentes áreas, como saúde mental e enfrentamento à violência contra a mulher”, afirmou. Karla Roman destacou ainda a intenção de “ampliar o alcance das campanhas e aproximar os serviços públicos da população”.

A secretária da Mulher, Eliane Bombardelli, destacou a necessidade da presença das equipes nas ruas para fortalecer o trabalho de prevenção e acolhimento. “A violência doméstica atinge todas as classes sociais, e, por isso, a Secretaria da Mulher precisa estar próxima da comunidade, levando informação e orientando sobre os canais de apoio”, comentou a secretária. Segundo ela, ações como essa ajudam a identificar situações de vulnerabilidade. “Muitas vezes, durante uma abordagem ou palestra, as pessoas se sentem à vontade para relatar casos vividos por elas ou por familiares”, observou.

O coordenador da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, Alessandro Jardel de Paula, enfatizou a importância da participação da corporação. “Recebemos o convite da Secretaria da Saúde e viemos somar esforços nesta campanha do Setembro Amarelo, pois a violência doméstica impacta diretamente a saúde mental das mulheres”, disse ele. Alessandro Jardel de Paula finalizou, ressaltando que a presença da Patrulha tem um caráter informativo e preventivo para a comunidade.

Via: Secom Toledo

FONTE: https://radiotoledo.com.br/blitz-educativa-reforca-prevencao-ao-suicidio-e-violencia-contra-a-mulher-em-toledo/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes