19º BPM: Morte, violência, furtos e direção perigosa são registros de Toledo e região
- 29/09/2025

Violência doméstica e perturbação do sossego estão entre os principais atendimentos em Toledo e Marechal Cândido Rondon; um homem é preso por porte ilegal de arma em São Pedro do Iguaçu
A Polícia Militar, através do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), divulgou o resumo das ocorrências atendidas no domingo, 28 de setembro de 2025, em cidades do Oeste do Paraná, como Toledo, Marechal Cândido Rondon, São Pedro do Iguaçu e Porto Mendes. Os registros incluem condutores alcoolizados casos de violência doméstica, perturbação do sossego, furtos, morte e apreensões de armas de fogo.
Toledo
A primeira ocorrência registrada na 1ª Companhia de Toledo foi de perturbação do sossego no bairro Vila Pioneira. A equipe do 19º BPM foi acionada por uma moradora que se queixou do som excessivamente alto vindo da casa de um vizinho. O responsável foi identificado e, após a vítima manifestar o desejo de representação, o equipamento de som foi apreendido e as partes foram encaminhadas ao 19º Batalhão para a elaboração do Termo Circunstanciado.
Em outra ocorrência, no distrito de Ouro Preto, uma equipe da Polícia Militar atendeu um caso de violência doméstica. Uma mulher relatou ter sido agredida com um tapa no rosto e uma mordida nas costas por seu companheiro após uma discussão por conta de um bolo queimado. O agressor confirmou a briga e foi conduzido à 20ª Subdivisão Policial (20ª SDP) para as providências cabíveis.
Ainda em Toledo, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de furto qualificado na rua Sete de Setembro, no Centro. A vítima relatou que criminosos invadiram sua residência durante sua ausência, entrando por uma janela. Foram levados uma TV de 75 polegadas, um par de tênis da marca Nike, roupas, joias e uma bicicleta. A equipe fez patrulhamento na região, mas não encontrou os suspeitos.
Também houve uma prisão por embriaguez ao volante na Avenida Maripá. Um motociclista foi abordado por não usar capacete e, ao ser submetido ao teste do etilômetro, foi constatado um índice de 0,86 mg/L, muito acima do limite permitido. O condutor foi preso e a motocicleta, que estava com o licenciamento atrasado, foi apreendida. Durante essa abordagem, um homem visivelmente embriagado tentou atrapalhar o trabalho dos policiais, foi abordado, resistiu e acabou encaminhado à delegacia por desacato.
São Pedro do Iguaçu
Na cidade de São Pedro do Iguaçu, um homem foi preso com porte ilegal de arma de fogo e embriaguez. Durante uma barreira policial, um motorista foi parado por dirigir em alta velocidade e fazendo manobras perigosas. Ele apresentava sinais claros de embriaguez e se recusou a fazer o teste do etilômetro. Dentro do veículo, a equipe policial encontrou um revólver calibre .38 com a numeração suprimida e seis munições. O condutor foi encaminhado à delegacia.
Marechal Cândido Rondon
Em Marechal Cândido Rondon, na Rua Minas Gerais, uma mulher relatou ter sido agredida com socos pelo companheiro. O agressor, além de machucar a mulher, passou com o veículo sobre o pé da enteada de 14 anos. O suspeito foi localizado e preso pela Polícia Militar, sendo conduzido para a 47ª Delegacia Regional de Polícia (47ª DP).
Outra situação de violência doméstica foi atendida na Rua Alemanha, onde uma mulher, que possui medida protetiva contra o ex-marido, foi agredida por ele dentro de sua própria casa. O vizinho interveio na briga e o agressor fugiu. A vítima recusou atendimento médico e o homem não foi encontrado até o momento da confecção do boletim de ocorrência.
Ainda em Marechal Cândido Rondon, a Polícia Militar prestou apoio ao Corpo de Bombeiros em um atendimento de local de morte na Rua São José, onde um jovem foi encontrado sem vida.
Uma ocorrência de fornecer bebida alcoólica a menor foi registrada em uma pizzaria na Avenida Írio Jacob Welp. Um menino de 9 anos foi encontrado embriagado na calçada e, segundo o médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), estava sob efeito de substâncias entorpecentes. Um homem que o acompanhava fugiu do local. O Conselho Tutelar foi acionado e a conselheira assumiu a responsabilidade pela criança. O boletim foi encaminhado à Delegacia Regional de Polícia.
Porto Mendes
No distrito de Porto Mendes, a Polícia Militar foi acionada por uma moradora que relatou uma ocorrência de disparo de arma de fogo. Segundo a mulher, seu marido, um pescador, chegou em casa alterado após constatar que seu barco havia sido mexido. Após uma discussão com a esposa e o filho, ele pegou uma espingarda e efetuou diversos disparos em direção ao filho, que conseguiu escapar. Em seguida, o homem pegou uma faca e saiu para procurar o filho. A equipe fez patrulhamento, mas não localizou o agressor nem a vítima. O boletim de ocorrência foi encaminhado à Delegacia de Polícia.
Com informações do 19º BPM